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12 Fatores a Considerar Para Melhorar a Imagem da Empresa

Existem tantos caminhos disponíveis para as empresas alcançarem sua base de clientes atuais ou potenciais. A web e a mídia social têm se oferecido para ajudar as organizações a melhorar a imagem da empresa e divulgar sua mensagem.

As organizações devem encontrar o equilíbrio certo ao usar todas as ferramentas à sua disposição para criar uma imagem corporativa positiva. As primeiras impressões é o que contam nesse mundo interconectado e se o público não for impactado logo de cara ou não acharem rapidamente o que procuram, vão atrás de outras empresas. 

Hoje, empreendedores como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jack Ma conseguiram construir com sucesso uma imagem de empresa sustentável e respeitável. Startups, multinacionais e até mesmo profissionais liberais precisam fazer uso de sua imagem de forma estratégica. Uma marca é mais do que um logotipo, slogan ou campanha publicitária, é também personalidade e conexão. 

Aqui, listamos algumas dicas para melhorar a imagem da empresa, seja ela grande ou pequena. 

1- Presença ativa na mídia social

Todas as empresas no mundo moderno precisam de uma presença na mídia social. Isso significa mais do que apenas criar uma página do Facebook, LinkedIn ou postar  tweets ocasionalmente. A mídia social permite criar públicos direcionados e interação. Alguém dentro da sua empresa deve ser responsável por atualizar, responder e gerir as redes sociais. Eles devem responder e interagir com a comunidade. E eles devem oferecer conteúdo educacional relevante e alinhado com o seu negócio para construir uma comunidade confiável.

2- Aparência do site

Goste você ou não, seu site pode ser a primeira impressão que um cliente potencial tem sobre sua organização. Qual é a primeira coisa que as pessoas fazem quando querem aprender mais sobre algo? Google. Atualmente, o site da sua empresa se tornou o lugar onde as pessoas têm as primeiras impressões da sua marca. 

Seu site deve ser dinâmico, conter notícias atualizadas do setor ou informações da empresa e incluir feeds de conteúdo ou blogs relevantes. É uma plataforma para alguém conhecê-lo melhor. Seu site deve ser visualmente atrativo, intuitivo e ensinar sobre assuntos que você domina. Ter um site mal projetado ou desatualizado e estagnado afastará clientes em potencial rapidamente.

3- Liderança inovadora

Observe com atenção o conteúdo que sua equipe de marketing está produzindo. Tudo está relacionado a produtos e serviços? Ou o conteúdo que você está disponibilizando – seja por meio do seu site, das redes sociais ou das campanhas de email marketing – é educacional? 

Você está fornecendo valor ou apenas enviando spam? Os usuários são experientes e meticulosos. Empresas inteligentes usam esses caminhos de marketing para divulgar conteúdo educacional – notícias do setor, análises, pesquisas, white papers – que se alinham aos negócios de sua marca. Isso cria uma experiência de marca mais positiva porque educa o público e não apenas quer vender.

4- Cultura corporativa

Muitas vezes esquecida no acelerado mundo digital de hoje é a importância da cultura corporativa. A notícia se espalha rapidamente hoje em dia. Os funcionários motivados que têm uma experiência de trabalho positiva costumam compartilhar os conteúdos da sua empresa em seus próprios canais de mídia social e isso alcança mais e mais pessoas. 

5- Diferenciais da marca

Faça uma avaliação/revisão detalhada da sua marca, que problemas ela resolve, entenda as preocupações emocionais e racionais de seu público-alvo e identifique o que torna sua marca única. Apresente uma compreensão clara do que você pode oferecer ao mundo e informe as pessoas sobre essa visão e propósito. 

6- Valorização de funcionários

Um primeiro passo é as empresas começarem a eliminar quaisquer práticas de contratação discriminatórias dentro da organização, empregando pessoas com base na capacidade e potencial. Isso pode começar em qualquer lugar, desde o processo de recrutamento e seleção até a cultura do local de trabalho e as remunerações do empregador.

Em segundo lugar, proteja e valorize seus funcionários implementando políticas de trabalho. Como funcionários, esperamos ser mais do que apenas indivíduos que ajudam as empresas no seu trabalho, mas parte de uma comunidade. 

Certamente, as ações tomadas para melhorar a cultura da empresa não devem se basear apenas no propósito de melhorar a imagem da empresa, mas devem fazer parte de uma política interna e real de como tratar os funcionários com o máximo respeito e ética.

7- Reciclar, reduzir, reutilizar

Muitas empresas incentivam a proteção e a conservação ambiental como parte de seus esforços e sua empresa também pode fazer isso. Você pode trazer lixeiras para reciclagem, mudar para aparelhos que economizam mais energia, encorajar as pessoas a desligarem aparelhos que não estão em uso e, o mais importante, envolver seus funcionários para causar um impacto real. Essas práticas podem melhorar não apenas a satisfação no local de trabalho e a imagem da empresa, mas também ajudar a reduzir os custos a longo prazo.

8- Valores Sociais da Empresa

Os movimentos sociais populares que defendem o anti-racismo, o feminismo, os direitos LGBTQ + tornaram-se tão significativos que se tornou difícil mesmo para grandes organizações ignorá-los. Sua empresa pode optar por apoiar movimentos que estejam alinhados com os valores e princípios da organização. Ações falam mais alto que palavras. Ao apoiar causas/movimentos em que a empresa acredita, a empresa expressa implicitamente seus valores para o mundo, ao invés de apenas transmitir seus valores e missões na página do site da empresa.

9- Confiança e autenticidade

Especialmente para empresas em crescimento, a reputação é uma grande prioridade. Para estabelecer isso, comece a ouvir mais seus clientes e seus comentários. Trate seus clientes com o máximo respeito e fique atento ao impacto de cada interação com eles. 

Assim como você procura criar confiança em qualquer relacionamento na sua vida, seja honesto, confiável e consistente em suas interações com seu cliente, produtos e/ou serviços. Além disso, fique à vontade para oferecer a seus clientes algumas vantagens de vez em quando, afinal, quem não gosta de ser recompensado?

10- Produtos ou serviços de alta qualidade

Uma das melhores maneiras de fazer crescer a marca da sua empresa é agregar valor aos consumidores. Quando os clientes reconhecem o mérito de seus produtos ou serviços, a credibilidade de sua marca pode ser estabelecida por meio do boca a boca. Você sabia que grandes marcas não gastam dinheiro com publicidade. Em vez disso, elas dedicam seu tempo a fornecer produtos e serviços de qualidade em que as pessoas confiam.

11- História da sua empresa

Todos gostam de uma história tipo Davi e Golias demonstrando as lutas e obstáculos que a empresa enfrentou e superou. Por isso, fale sobre as experiências que o seu público-alvo será capaz de se relacionar e se conectar. Não se esqueça de transmitir todas essas mensagens de uma forma autêntica e compreensível para ajudar os clientes a formar conexões emocionais com sua marca. 

12- Valor é a palavra de ordem

Por último, mas não menos importante, a melhor forma de melhorar a imagem da empresa é construir uma empresa que visa resolver os problemas que as pessoas enfrentam. Em vez de apenas anunciar e tentar promover uma imagem de marca de sucesso, agregar valor aos seus clientes e à sociedade é a melhor forma de uma marca se manter sustentável. Certifique-se de ter um bom entendimento das necessidades e desejos do seu público, como você pode oferecer valor a eles e isso irá refletir na imagem da empresa.

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Fontes: https://bandboo.co/9-ways-improve-company-image/

https://www.channelfutures.com/best-practices/5-ways-to-improve-your-companys-image