Crachás como peça de marketing empresarial
Você sabia que os crachás também são uma importante ferramenta de marketing empresarial?
Muito além da função de identificação e controle de acesso dos colaboradores no meio corporativo, ele também pode servir para agregar valor à sua marca e torná-la mais conhecida.
Quando o crachá é aplicado corretamente como parte de uma gestão estratégica bem articulada, pode gerar um retorno significativo sobre o investimento.
Como os crachás podem ajudar a difundir minha marca?
Os crachás podem chamar a atenção por onde quer que o funcionário circule. Imagine ter o logotipo de sua empresa passando frente aos olhos de inúmeras pessoas, todos os dias.
Os colabores podem usar o crachá ao ir e voltar do trabalho, almoçar em algum restaurante, participar de uma conferência, convenção, congresso ou qualquer outro lugar que ele decidir transitar.
Essa, sem dúvidas, é uma tática bastante efetiva para difundir o nome de sua empresa, gastando pouco.
Quais cores devo escolher para os crachás?
Há uma infinidade de opções de cores que podem ser utilizadas nos crachás, porém é preciso escolher com cautela para que a identidade visual da marca não seja comprometida.
O ideal é que ela possua predominantemente as cores do branding utilizado pela empresa. Há exceções quando o estilo do crachá faz o uso de elementos complementares, como alguma ilustração que faça sentido com o design escolhido.
Qual design de crachá é melhor?
Não há uma resposta certa para essa pergunta… tudo dependerá das particularidades da marca e da pretensão de cada diretor para os crachás.
A empresa é mais conservadora ou moderna? O estilo é mais sério ou descontraído? Qual tipo de crachá será adotado?
Para empresas que buscam apenas algo mais sucinto e básico, os designs minimalistas são ótimos. Mas se o intuito for criar crachás diferenciados e não convencionais, os modernos e criativos são as melhores opções!
Atualmente, os crachás criativos estão ganhando mais força e adesão no mercado. Isso porque além do visual encantador, eles também humanizam as relações dentro da empresa.
Um exemplo de crachá criativo extremamente autêntico foi o adotado pela multinacional norte-americana Apple, que apesar de simples, foi claro, divertido e bem pensado. O crachá continha o logo da Apple, com o primeiro nome do atendente e seu memoji.
Na verdade, esse crachá era usado para cativar os clientes e chamar a atenção das pessoas externamente. Porém, também existia um interno que continha o nome completo e foto, cujo objetivo era o acesso às dependências da loja e lugares exclusivos para o staff.
Outro aspecto importante, mas que muitas vezes passa despercebido, é o cordão. Apesar de parecer um simples detalhe, ele pode ser confeccionado de modo a dar continuidade ao design do crachá utilizando as cores aplicadas no cartão, tornando-o ainda mais exclusivo e atrativo visualmente.
Como fazer os colaboradores vestirem os crachás fora do meio empresarial?
Bom, para que a estratégia de marketing dê certo, é preciso que o colaborador esteja disposto a usar o crachá, obviamente! Mas como fazer isso?
Você precisa se colocar no lugar de seus funcionários e imaginar quais atributos fariam você vestí-lo. Aqui reforçamos a importância do design do crachá e do cordão, pois quanto mais bem-feito for, maior as chances de querer usá-lo. Do contrário, ninguém gostaria de vestir um item que não “caísse bem”.
Porém, qualquer coisa em excesso pode ser prejudicial, então se atente para que a tentativa de criar um crachá legal não resulte em uma peça muito “espalhafatosa”.
Outro ponto sensível e que pode gerar desconforto é referente à foto do cartão. Por isso, é importante que o colaborador goste da fotografia que será usada e se sinta bem olhando para ela, pois isso aumentará a autoestima dele e influenciará no desejo de vestir o crachá e deixá-lo visível para as pessoas, onde quer que esteja.
Algumas empresas preferem que o próprio funcionário envie a foto que ele gostaria que fosse usada, mas claro, seguindo as recomendações desejadas. Não se esqueça que a qualidade da fotografia também é importante para que o resultado seja satisfatório.
Muitas vezes, a exposição do número de identificação do colaborador também pode ser um assunto delicado para ele. Sendo assim, vale repensar a posição, o tamanho e se fica melhor na parte frontal ou traseira.
Mas é claro, fazer o colaborador sentir orgulho da empresa que ele está inserido vai muito além de simplesmente implementar o uso dos crachás. Os crachás servem apenas para incentivar e estimular esse sentimento, mas o principal é que a empresa faça ele se sentir inserido no meio, ofereça suporte no trabalho e reconheça boas ideias.
Se esse for o caso, pode ter certeza de que não haverá motivos para os funcionários não quererem usar o crachá, pois sentirão orgulho em mostrar às pessoas a instituição que ele faz parte, será como a materialização de uma conquista.
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